sexta-feira, 28 de junho de 2013

Contribuição Militante, antes de tudo, um dever.

“Toda ação coletiva supõe a necessidade da organização e da disciplina. Mas, o valor da disciplina está no fato da disciplina voluntária e consciente da militância – não a disciplina do medo, a disciplina dos quartéis.”

José Comblin¹

Saudações!

A contribuição financeira das companheiras e companheiros do MAIS-PT Parahyba é expressão do seu compromisso com a organização partidária, seus ideais e sua luta. Ao longo dos últimos meses, essa norma não foi exigida, deixando-se que cada militante se comportasse de acordo com sua vontade, esperando assim a tão sonhada "disciplina consciente". A repetição desse comportamento, da não exigência do pagamento, por parte da Coordenação de Finanças do MAIS-PT Parahyba, acabou gerando uma situação onde o que, a princípio, era lacuna a ser preenchida, virou uma "cultura", hábito, e não contribuir regularmente com o MAIS-PT Parahyba, para a maioria das companheiras e companheiros, passou a ser norma.

Na última reunião do MAIS-PT Parahyba, iniciou-se uma viva discussão acerca da contribuição militante, vivemos um momento de efervescência política em nosso país. Debate-se Política nas ruas, nas repartições, nas empresas privadas, nas instituições de ensino, em casa... Hoje, mais que nunca, é preciso criar estruturas que garantam a divulgação de nossas ideias e ideais, mais que nunca é preciso garantir que as bandeiras tão debatidas pelo MAIS-PT estejam nas rodas de diálogo e nas pautas de todos os agrupamentos (inclusive os que se intitulam "apartidários), sabemos da importância de nossas bandeiras para o povo brasileiro, porque também somos povo, sabemos que o que fazemos e como fazemos é sério e importante para o Brasil.

Apesar do limitado número de militantes dispostos a assumir tarefas e de suas dificuldades pessoais, os esforços empreendidos ultimamente mostram que conseguimos colocar minimamente em dia a "agenda" das discussões partidárias e populares. A questão da contribuição militante como uma questão político-ideológica é indicadora do grau de organicidade do MAIS-PT Parahyba e reveladora do grau de adesão ideológica para com o Partido, assim como também do próprio MAIS-PT Parahyba, por parte da militância.

Contribuição militante não é um favor, é um dever de todas e todos para com seu próprio compromisso com a Luta do Povo, é uma tarefa revolucionária!


Priscilla Marques, militante.
Coordenação de Formação Política
MAIS-PT Parahyba

________________________________________________________________
¹Teólogo e padre, teve uma vida dedicada à Teologia da Libertação e foi militante da igreja, na Paraíba, no nordeste, no Brasil e na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário