sábado, 16 de outubro de 2010

LaiCidade




"A liberdade custa muito caro e temos ou de nos resignarmos a viver sem ela ou de nos decidirmos a pagar o seu preço."
José Martí


Somos um país laico (Graças à Deus)!



Pode até parecer ironia, mas mesmo tendo certa "orientação" religiosa, confesso que prefiro que meu país tenha escolhido como postura a condição de ser laico. A liberdade de culto é um bem que não deve, de forma alguma, ser questionado, muitas lutas ocorreram até que se tivesse a liberdade de crer no que se quer, muitos morreram, outros tantos foram perseguidos...

Hoje, vivemos um período que lembra a Idade Média, tamanha a "Santa" Inquisição que tenta se instaurar em no estado, pessoas tem sido caluniadas e difamadas, embora eu não seja praticante de religiões afro-brasileiras nem tampouco simpatize com alguma religião tida como espírita, acredito que TODAS as religiões tem seu espaço e devem ser respeitadas, e mesmo que não concordemos com suas práticas religiosas temos o dever de reconhecer o valor cultural dessas e de todas as religiões, salvo em situações que venham a ferir os Direitos Humanos.

O povo brasileiro, historicamente, tem sofrido diversos ataques à sua liberdade, seja política, seja de culto, seja de livre expressão, alguns de nós nasceram ainda sob o jugo da Ditadura Militar (essa vergonha nacional), então amigos, peço que possamos lembrar disso e refletir sobre nossa atuação enquanto paraibanos, e mais que isso, como brasileiros!

Nesse período de eleições tenho recebido e-mails que no mínimo, eu os diria levianos, fotos de candidatos em encontros de determinadas religiões, fotos de desconhecidos tratados como “satanistas”, e coisas do tipo, sinto muito que pessoas que inclusive professam a mesma fé que eu, estejam fazendo coisas como essas, sinto vergonha e o mínimo que posso pedir é: não me mandem e-mails pedindo que eu vote no candidato A ou no candidato B pq este ou aquele é praticante desta ou daquela religião! O único argumento que me interessa ouvir sobre determinado candidato é quanto a sua capacidade administrativa e só!

Se alguém tem determinada religião e preocupa-se com seu estado, ore pelo Estado, interceda, vote certo, trabalhe para o desenvolvimento do seu povo, não jogue lixo no chão... Enfim, das maiores às menores ações, todas tem um grande e importante papel no desenvolvimento de nosso país o que não pode continuar é essa cultura de discriminação e de ódio.

E uma última palavra para os cristãos, em especial, lembrem-se que um dia foram vocês os perseguidos e vejam como a vossa fé e cultura se expandiu mesmo assim!

Não há palavra mais bela que essa: Liberdade (para todos), então que todos possam ser livres!

Com amor e uma certa impaciência, Priscilla Marx.


Nenhum comentário:

Postar um comentário