terça-feira, 27 de março de 2012

Encontro Estadual de Mulheres

Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Encontro Estadual de Mulheres

Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores

Encontro Estadual de Mulheres

SIM, MULHER PODE!

Nós, mulheres do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, estamos vivendo um período de mudanças significativas na política brasileira. Nos últimos 10 anos vimos a ampliação da participação política das mulheres em vários setores do nosso partido, avançando assim nas disputas internas e levando o debate da importância da nossa participação em todos os setores da sociedade.
Conseguimos a aprovação da paridade, que garante 50% dos espaços deliberativos do PT para as mulheres, dando nosso tom aos rumos das políticas implementadas, o que foi para nós uma grande vitória e o início de um processo que será de muito trabalho na formação dessas companheiras.
Temos desafios ainda maiores como o que nos foi posto na última Conferência Nacional de Mulheres, realizada em Brasília no ano de 2011, em que um projeto de lei, o PL 478/2007, foi apresentado como nova lei a ser aprovada. Trata-se da “Lei do Nascituro”, que tem, entre outras propostas a que “Veda ao Estado ou a particulares causar danos ao nascituro em razão de ato cometido por qualquer de seus genitores” [Art. 12]. Para nós, além de ser um enorme retrocesso na luta das mulheres pelo direito ao seu próprio corpo, sabemos que a aprovação do PL 478/2007 também atingirá a luta e as conquistas femininas e feministas de toda a América Latina.
Por isso é necessário que as mulheres do PT se organizem e se fortaleçam, com muita articulação e mobilização, para que, juntas e fortes, possamos contribuir com o projeto de governo da Presidenta Dilma Roussef, intervindo de forma que outras companheiras, de outros partidos e dos movimentos sociais, possam também se organizar e exigir dos parlamentares e representantes que estejam ao lado da Presidenta na defesa dos direitos da mulher e naquilo que é demanda histórica das mulheres. Para tanto é fundamental que as Mulheres Petistas façam ouvir sua voz e dizer que SIM, MULHER PODE!

Somos mulheres petistas, que lutamos pela acessibilidade e inclusão de deficientes, somos de várias etnias, classes sociais, orientações sexuais e de vários seguimentos religiosos, além disso, estamos em todo o estado da Paraíba, somos mulheres do campo e da cidade, somos mulheres estudantes e trabalhadoras, jovens, adultas e idosas, tendo um objetivo em comum: dizer que SIM, MULHER PODE!

*SIM, MULHER PODE delinear políticas públicas para as mulheres e também para toda a sociedade, visando o desenvolvimento social, cultural e econômico dos municípios, do estado e do país;
*SIM, MULHER PODE lutar contra a violência doméstica no campo e na cidade, destacando junto aos órgãos governamentais a necessidade de centros de referência, delegacias da mulher e abrigos para vítimas de violência assim como também a revisão e o cumprimento da Lei Maria da Penha, evitando assim a impunidade;
*SIM, MULHER PODE organizar seminários estaduais e municipais de acordo com as resoluções do 4º Congresso Nacional que pautem a democratização da comunicação abordando o uso indevido e opressor da imagem da mulher como produto na mídia, conduzindo assim resoluções para definição de qual a plataforma a ser definida para um novo Marco Regulatório das Comunicações.
*SIM, MULHER PODE e DEVE debater a legalização do aborto e a saúde pública em todos os âmbitos de discussão que levem a definir os rumos das políticas públicas para mulheres;
*SIM, MULHER PODE debater religião e Estado Laico, ter sua fé e respeitar todas as expressões religiosas, inclusive respeitando as pessoas que não exercem nenhuma crença.
*SIM, MULHER PODE ser estudante, militante, parlamentar, trabalhadora rural, operária, chefe de família ou empreendedora, debatendo a questão da igualdade salarial entre homens e mulheres sem inferiorizar as condições físicas e mentais, formando grupos de trabalho que pautem a dupla jornada, as condições de trabalho, a Lei de Greve e aConsolidação das Leis Trabalhistas - CLT.
*SIM, MULHER PODE fazer afirmação da sua identidade sexual garantindo espaços de formação e debate sobre as políticas públicas para LGBT’s e a retomada do debate doProjeto de Lei 122/2006, sem ferir o direito de igualdade entre as pessoas;
*SIM, MULHER PODE organizar espaços de formação política para gêneros tratando das pautas femininas e feministas;
*SIM, MULHER PODE fazer caravanas nos municípios para debater as realidades do estado e jornadas de luta partidária com a defesa de nossas bandeiras;
*SIM, MULHER PODE executar mandatos femininos em todas as esferas do poder;
*SIM, MULHER PODE estar e construir em todas as instancias do PT garantindo uma paridade atuante e de qualidade;
SIM, MULHER PODE ser militante, política e parlamentar, construindo um Partido das Trabalhadoras plural e horizontalizado;
SIM, MULHER PODE ser e fazer o que quiser. Só não podemos nos omitir e nos calar!


Esperamos que nesse Encontro Estadual possamos sair com propostas políticas delineadas, acompanhadas de metas e prazos para que se consolide nossa voz e atuação durante a gestão. Que as delegadas eleitas possam sair afinadas para o Encontro Nacional exigindo uma postura mais dura e radical no que se refere à postura da Secretaria Nacional de Mulheres do PT e aos rumos das políticas governamentais.
Pedimos a todas as companheiras aqui presentes que analisem atentamente cada proposta apresentada, pois essas serão suas representantes diante o Partido e a sociedade, por isso chamamos todas as companheiras e Mulheres Petistas a participar ativamente desse processo, questionando, contribuindo e votando naquela que seja a melhor escolha para nossa secretaria e para as mulheres, dizendo para toda a sociedade paraibana e brasileira que SIM, MULHER PODE! Contamos com VOCÊS!
 #SimMulherPODE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário