terça-feira, 13 de março de 2012

MAnIfeSto eU qUeRo É M.A.I.S. pRa JoÃo PeSSoA

MAnIfeSto eU qUeRo É M.A.I.S. pRa JoÃo PeSSoA Em 18 de MARÇO! Aos companheiros e companheiras filiado(a)s ao Partido dos Trabalhadores na cidade de João Pessoa.



Aos companheiros e companheiras filiado(a)s ao Partido dos Trabalhadores na cidade de João Pessoa.
O dia 18 de março está se aproximando e será nele que o Partido dos Trabalhadores haverá de eleger o grupo de delegados e delegadas que, no dia 25 de março, definirão a tática eleitoral do Partido nas eleições deste ano na cidade de João Pessoa. É fato que existem duas posições que vêm sendo trabalhadas sobre como devemos nos colocar no processo eleitoral deste ano: uma delas defende que “agora é a vez do PT” de lançar candidatura própria à Prefeitura de João Pessoa; e outra defende que é necessário que continuemos aliados do projeto, hoje, encabeçado pelo Partido Socialista Brasileiro e que devemos apoiar a candidatura de Estelizabel Bezerra (PSB) à prefeitura da cidade.

Entretanto não devemos nos ater a esse posicionamento mesquinho e irresponsável bancado por indivíduos que se aglomeram em torno de suas próprias aspirações e não são reconhecidos nem identificados entre a classe trabalhadora que respalda o nosso PT. Nosso objetivo é identificar e reconhecer em nosso cotidiano a transformação que o projeto defendido pelo Movimento Ação e Identidade Socialista - MAIS, e por uma majoritária parcela do PT pessoense causou na cidade que vivemos.

Esse projeto que o PT comunga desde 2005, quando resolveu banir das estruturas municipais o atraso provocado por anos de governos corruptos, conservadores, clientelistas e centralizados numa confraria elitista e oportunista. A vontade de transformar a cara da nossa cidade que contagiou o povo pessoense e inflamou o sentimento dos petistas comprometidos com a melhoria de vida dos/as trabalhadores/as. A necessidade de tornar a participação popular efetiva através da discussão do orçamento público municipal. Tempo de vez e voz para a sociedade, de direitos e opiniões oriundas do povo. Tão acertado que consolidou uma segunda gestão de afirmação dos valores e das opiniões do povo, que votou esmagadoramente nesse projeto em 2008, e aplaudiu seus avanços ao longo de 2009 até os dias de hoje.

Entender esse momento como um acerto do PT de João Pessoa, compreendê-lo como um importante passo para o protagonismo petista e uma mudança na cultura política pessoense é o foco desta caminhada. É importante, pois, que se tenha responsabilidade com os aliados que compõem o campo democrático-popular. Fundamental se é que tenhamos a clareza de que não podemos simplesmente deixar de lado um projeto que formamos, contribuímos e implementamos ao lado dos aliados presentes. Que, para além das secretarias e da base aliada na Câmara, se avance num passo de importância respeitosa e lúcida, compondo a chapa deste campo na vice prefeitura.

Começar a entender que o tempo está passando e a nossa vez, companheiros/as, vem desde sempre. Desde sempre que tenhamos compromisso, respeito e responsabilidade com a nossa linha política, com as nossas bases, com o povo da capital paraibana.

Se já temos um saldo positivo visto pelo retrovisor de nossa história desde 2005, para quê quebrarmos o espelho que reflete nossos avanços? O que devemos defender, de fato, é nossa necessidade de avançar ainda mais na justiça social e corrigir possíveis tropeços, erros ou equívocos que se tenham tido no passado. Candidaturas proporcionais que preparem essa juventude que está aí, e aquela que ainda está por vir, sem deixar de lado os avanços que outros/as colheram em nosso passado recente.

Quanto à candidatura majoritária, sem pestanejar, não tenhamos dúvidas: é hora de estarmos com Estelizabel e é hora dela estar conosco. Momento de recordar e reforçar os laços que nos unem. Uma relação que tem história, com um passado proveitoso, um presente respeitável e um futuro promissor.




Subscrevem este Manifesto:

Adonis Tássio - Advogado e Funcionário público
Amanda Laiza Campos Dias - Estudante e Diretora de Combate às Opressões da UBES
Camilla Barros - estudante e simpatizante do MAIS-PT.
Edmilson Cantalice - Artista, Sociólogo, ex-presidente do Sind. dos Art. e Téc. em Espet. de Diversões do Estado da PB, ex-candidato a vereador pelo PT-JP e integrante do MAIS PT.
Érica Nicácio Benemond - ex-dirigente do Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV-MG), ex-Diretora de Políticas Públicas para a Juventude da UBES, Secretária da JPT-JP e integrante do MAIS-PT.
João Alberto Batista Jales (Bozoh) - Graduando em Comunicação (UFPB), Produtor cultural, ex-diretor de Direitos Humanos da UNE, dirigente da JPT-JP e integrante do MAIS-PT.
Kássio Eduardo Silva Ferreira - Presidente da CooPesca - PB e Secretário Adjunto da JPT-JP
Marcelo Otávio dos Santos Silva - Produtor cultural, percussionista, dirigente da JPT-JP e integrante do MAIS-PT.
Mateus Bandeira Onofre - Bacharel em Direito e ex-diretor de Extensão Universitária da UNE
Priscilla Marques - Graduanda em Letras- UFPB, Integrante da Marcha Mundial das Mulhers e do MAIS-PT.
Ricardo Luis Cavalcanti Carvalho - Sociólogo, professor, ex-presidente da Associação Profissional dos Cientistas Sociais do estado da Paraíba e simpatizante do MAIS-PT.
Vladimir Lênin Araújo (Lênin) - Dirigente da JPT-PB e integrante do MAIS-PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário